quarta-feira, 27 de junho de 2007

O segredo

O que traz felicidade? Se eu soubesse a resposta ia escrever um livro de auto-ajuda ou gravar um dvd, ou as duas coisas, e ficar rica. Eu sou feliz, mas não sei porque. Pra começo de conversa eu sou um fracasso assumido, o que me livra de muita ansiedade.
O sucesso é muito valorizado. Quando me perguntam: o que você anda fazendo? Eu sei que é uma armadilha, só pra confirmar que eu continuo sendo um fracasso. E eu morro de vergonha e ódio de responder que continuo na mesma, trabalhando, pagando aluguel, namorando o mesmo safado de sempre, correndo atrás...sabe como é... Mas é isso mesmo que eu respondo, afinal é verdade e apesar disso eu vou bem, obrigada.
Mas se eu estou bem não importa, o que importa é o sucesso.
E o que é sucesso? De acordo com o padrão, sucesso é: ter graduação, pós-graduação, um bom emprego, dinheiro, casa própria, câmera digital, i pod, viajar, falar no mínimo uma segunda língua, ter carro zero, tv de plasma, amante, plano de saúde, ser magro, jovem, gozar todo dia no mínimo, entre outras coisas. E sabe o que é engraçado? Por incrível que pareça isso tudo não traz felicidade pra ninguém.
Eu não tenho sucesso, não tenho nenhuma das coisas nessa lista. Eu abandonei a faculdade, fiz um curso de teatro, trabalho como recepcionista, ando de ônibus, moro numa quitinete e pago aluguel, enfim, vivo só com o básico. Mesmo assim eu consigo ser feliz, às vezes. A sensação de ser um fracasso tá sempre me rondando, porque eu sempre tive aquela “lista” do sucesso na cabeça. Até o dia que eu percebi que essa lista não me interessava e minha vida tava uma merda. Deixei tudo pra trás e fui buscar outras coisas. Mas a lista continua lá, registrada e me fazendo sentir fracassada. Meu pai ainda sente falta daquele futuro de sucesso que eu abandonei... Eu não sinto.
Mas eu comecei falando sobre felicidade... e não sei o que traz felicidade, mas sei o que não traz. Esse sucessinho mixuruca aí, não traz. É um monte de mentira inventada pra vender, pra me convencer que não serei feliz sem ganhar e principalmente GASTAR muito. É um monte de merda, e construir a vida baseada em um monte de merda não vai me fazer feliz mesmo.
Eu sou feliz apesar de fracassada. E o que vier é lucro.

2 comentários:

diablesa disse...

felicidades, gostame o teu comentario,un saudo dende Galiza

Cristiane de Paula disse...

Oi Flávia!!! Adorei esse post...vou tentar não seguir a lista e ser feliz finalmente!!
Bjo pra vc!...e felicidades..