quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Você é uma figura

Tem uma ou duas pessoas que sempre me levam a consultar o dicionário. Isso quer dizer que alguém me desafiou de alguma forma, a ponto de querer definir exatamente o que essa pessoa quis dizer pra mim ou de mim.
Uma dessas pessoas me disse hoje: Você é uma figura!
A expressão imediatamente me ofendeu, não gosto dessa expressão de forma geral, muito menos referida a mim. Por via das dúvidas, consulto o dicionário e aí está parte da resposta:

figura
fi.gu.ra
sf (lat figura) 1 Forma exterior. 2 Aparência. 3 Porte. 4 Unidade num conjunto de expressão humana; pop rosto. 5 Imagem, gravura, estampa. 6 Pessoa, vulto. 7 Importância social. 8 Representação. 11 Busto ou corpo de pessoa estampada ou desenhada. 12 Qualquer sinal de notação. 13 Carta de jogo que tem figura. 14 Peça. Psicol: diz-se que a figura é a percepção que nitidamente se destaca, entre impressões menos distintas, às do fundo. F. irregular, duas premissas. F. de teatro: atores e atrizes.

Como pensava, essa pessoa me reduziu a uma parte de mim. Aparência, exterior, o que aparece por fora. Como consequência desqualificou as coisas que eu disse, como se uma personagem houvesse dito. Foi isso que senti.
Só pra constar: eu sou uma pessoa inteira, cheia de espaços preenchidos e vazios, sentidos, sentimentos, desejos e eu não escondo quase nada. Não vê quem não quer.

5 comentários:

Anônimo disse...

nossa, chuchu, eu não penso nada disso. eu sou mais a "percepção que nitidamente se destaca, entre impressões menos distintas, às do fundo". e percepção não é algo que a gente possa dizer que é relacionado só à imagem, certo? ser uma figura, nesse sentido e na minha cabeça, é se dissociar da visão que esperavam de você. e ainda surpreender de maneira positiva.

leia-se: pra mim, você é uma figura.

Cristiane de Paula disse...

Flávia, adorei seu blog.Perdi(ops,perdi não),deixei de trabalhar metade da tarde de hoje pq quis ler tudo, ou quase tudo, que vc postou no seu blog desde o início. Adorei seu jeito de escrever, mtas vezes de vc mesma e da sua vida. Parabéns, não desista!Talvez essa seja a sua forma de obter o Sucesso!!!(aquele do post).
Bjos e saudades sinceras...

flávia coelho disse...

Criiis! Que saudade...

flávia coelho disse...

Veja só Dani, o seu figura não me irrita. Afinal vc conhece um pouco mais do que a tal percepção que se destaca em meio às impressões menos distintas.
Você poooode!

Mariana P. disse...

eu também.